sexta-feira, 24 de abril de 2015

René Descartes e o racionalismo

René Descartes


Quem foi René descartes?


René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.



Racionalismo


O que é racionalismo?


O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo. O racionalismo é em parte, a base da Filosofia, ao priorizar a razão como o caminho para se alcançar a Verdade.


Opinião do editor


René descartes estaria certo, pelo fato de que quando pensamos ou raciocinamos precisamos de algo para concluir nosso pensamento, e para ele existiam 5 fatores para encontrar a verdade:  

Razão
Percepção
Juízo
Imaginação
Memória

Por exemplo: quando pensamos em fazer algo, temos que pensar se isso já aconteceu, caso já tenha ocorrido, temos a memória, e imaginamos como pode ocorrer novamente, com o resultado da imaginação, podemos ter um determinado juízo, e com isso podemos criar ou ate mesmo encontrar a razão (verdade) desde pensamento sendo certo ou errado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário