quinta-feira, 26 de março de 2015

Ética e moral

Ética e moral

                                                 O que é Ética e o que é moral?

 Ética: a palavra Ética vem do grego ethikos “modo de ser”, “comportamento”. No entanto, ética designa especificamente a disciplina filosófica que investiga o que é a moral, como ela se fundamenta e se aplica. Ou seja, a ética estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições (proibições) próprias a cada um e explicar seus pressupostos, isto é, as concepções sobre o ser humano e a existência humanan que os sustentam.

 Moral: A palavra moral vem do latim mos, mor-, “costumes”, e se refere ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a cada uma dada comunidade ou cultura. Como as comunidades humanas são distintas entre si,tanto no espaço quanto no tempo, os valores também podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes

                                                             Opinião do editor

 Moral e ética são duas culturas essenciais para se viver na sociedade hoje em dia, se a pessoa não e ética com ela nem com os outros ela ao mesmo tempo esta sendo imoral, ou seja, indo contra a moral imposta por ela e pela sociedade o mesmo ocorre com a pessoa que não segue a moral da sociedade, ela não esta sendo ética com ela mesma. Como por exemplo, passou no jornal que jovens de diversas partes do mundo viajam para a síria para tentar se juntar ao grupo Estado Islâmico para servirem como soldados islâmicos do grupo, pela moral o grupo Estado islâmico e considerado de risco para o mundo hoje e as pessoas que fazem parte desse grupo são consideradas como ajudantes para se praticar o terrorismo no oriente médio. Você acha que essas pessoas que entram para esse grupo seguem a moral e a ética imposta pela sociedade? Quando essas pessoas entraram para esse grupo são automaticamente considerados pela sociedade como um traidor de seu país e considerado um terrorista perigoso. Ou seja, essas pessoas são consideradas imorais e antiéticas para a sociedade. Mas se for levar em consideração ao Estado islâmico essas pessoas passam a seguir a moral e a ética deles que é lutar para seguir sua ideologia de criar um califado onde tudo se tornara um só estado que seguira a religião e sua ideologia filosófica e religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário